quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Professor Titular Orlando Saliba recebeu a maior honraria do CONFEA

Professor Titular Orlando Saliba recebeu a maior honraria da Engenharia brasileira, a Medalha de Mérito, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

[29/09/2015]

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, CONFEA, os Conselhos Regionais de Engenharia e a Mútua, conferiram a Medalha de Mérito e a inscrição no livro " Láurea ao Mérito",  ao Engenheiro Civil e Sanitarista, Prof. Titular Orlando Saliba.

Essa honraria, considerada a mais importante da área, homenageia profissionais que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e/ou para o desenvolvimento tecnológico do país.

A comissão de mérito do Conselho Federal analisou cerca de 200 currículos indicados por associações de engenharias  e 12 engenheiros foram agraciados, por seus méritos profissionais.  Destacou-se que o Prof Orlando teve uma grande atuação na área de engenharia sanitária: na Fundação SESP - Serviço Especial de Saúde Pública, no DENERU - Departamento de Endemias Rurais, do Ministério da Saúde; no Programa Nacional de Combate à Malária; em vários municípios dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e São Paulo, implantando sistemas de tratamento de água; na  Secretaria de Estado da Saúde, idealizando o Primeiro Plano Regional de Saneamento Básico;  na FOA, como professor titular e na Prefeitura Municipal de Araçatuba, como presidente do Departamento de Água e Esgotos, em três gestões,  tendo deixado a cidade com 100% de água tratada e 100% de esgoto coletado e tratado, na sua última gestão.

Desde 1958, a entrega da medalha ocorre durante a Semana Oficial de Engenharia e Agronomia - SOEA.  Na abertura do evento científico, foram entregues a medalha de honra ao mérito,  uma placa e um livro com as biografias resumidas dos engenheiros homenageados.   Participaram da cerimônia, os Conselheiros Federais,  todos os presidentes dos CREA, autoridades políticas e mais de 3000 profissionais da área.

img_1636.jpg

img_1637.jpg

img_1641.jpg

Centro de Oncologia Bucal promove 8º Manifesto Universitário


Fonte: O Liberal

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Congresso de Iniciação Científica da UNESP, na Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA

1ª Fase ocorreu dia 19 de setembro de 2015
[22/09/2015]

No sábado, dia 19 de setembro, foi realizada a 1ª fase do Congresso de Iniciação Científica da UNESP, na Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA. Esta iniciativa da PROPe tem grande importância para a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos alunos da graduação e como incentivo para aqueles que têm interesse pela Iniciação Científica. 

O evento teve sua abertura com a presença do vice-diretor desta faculdade, Prof. Dr. João Eduardo Gomes Filho, as presidente e vice-presidente da Comissão Permanente de Pesquisa e do evento, Profa. Dra. Cristiane Duque e Profa. Dra. Denise Pedrini, respectivamente, além da Profa. Dra. Cristina Antonialli, vice-coordenadora do Conselho do Curso de Graduação em Odontologia. Em seguida, Prof. Dr. Heitor Marques Honório, da Disciplina de Metodologia de Pesquisa e Estatística da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP proferiu uma brilhante palestra intitulada "Desmitificando a estatística para a graduação", que agradou muito os alunos e docentes presentes no evento. 

Após coffee-break, os alunos inscritos para a apresentação dos painéis científicos, fizeram sua apresentação e foram avaliados pela banca examinadora, composta por docentes e doutorandos desta faculdade. Todos os participantes foram contemplados com kits de higiene bucal cedidos pela Colgate, conquistados pelo Prof. Dr. Aldiéres Alves Pesqueira. Dos 74 trabalhos inscritos, os nove melhores trabalhos foram selecionados e os alunos irão reapresentar o trabalho na 2ª fase do Congresso de Iniciação Científica da UNESP, que será realizado em Atibaia, SP, entre os dias 4 e 6 de novembro.

Agradecimentos à comissão organizadora do evento e parabéns aos alunos de Iniciação Científica da nossa faculdade pelo empenho e qualidade dos trabalhos!

cic-1.jpg
cic-2.jpg
cic-3.jpg
cic-4.jpg
cic-5.jpg
cic-6.jpg
cic-7.jpg
cic-8.jpg
 
 




































































































































































Fonte: FOA/UNESP

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ferramenta auxilia a identificar revistas para publicação de artigos

Ferramenta auxilia a identificar revistas para publicação de artigos
Divulgamos a ferramenta do Grupo Edanz disponível gratuitamente na internet.
Essa ferramenta aponta as opções de periódicos para publicar com base no resumo, palavras-chave e amostra do texto.
http://www.edanzediting.com/journal_selector/
Editoras Parceiras: Springer, AIP Publishing, BioMed Central.
Saiba mais sobre a ferramenta no link:
http://agencia.fapesp.br/ferramenta_auxilia_a_identificar_revistas_para_publicacao_de_artigos/17051/


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Unesp mantém 6º lugar na classificação geral Ranking Universitário Folha (RUF) 2015

Medicina Veterinária é líder em ranking da Folha de S. Paulo
Unesp mantém 6º lugar na classificação geral
[14/09/2015]
A Folha de S. Paulo divulgou, dia 14/9, o Ranking Universitário Folha (RUF) 2015. Como no ano anterior, 192 universidades foram analisadas em cinco aspectos: Qualidade da Pesquisa, Qualidade do Ensino, Avaliação do Mercado de Trabalho, Inovação e Internacionalização.
O curso de Medicina Veterinária foi o primeiro colocado na classificação geral e nos tópicos Mercado e Ensino.

A Unesp manteve a 6º lugar na colocação geral obtida em 2014, com as seguintes posições em cada aspecto: Qualidade de ensino (11º, igual ao ano anterior), Qualidade de Pesquisa (6º/7º), Avaliação do Mercado (11º/5º), Inovação (7º/7º), Internacionalização (23º/24º). A nota final da Unesp foi 92,45; sendo 93, 17 em 2014.
Veja os cursos da Unesp que ficaram entre os dez primeiros colocados (entre parênteses estão as posições nos rankings de Mercado e Ensino, respectivamente) :

1º lugar: Medicina Veterinária (1º e 1º)

2º lugar: Biomedicina (5º e 2º), Educação Física (2º e 3º)

3º lugar: Agronomia (1º e 5º), Odontologia (2º e 4º)

4º lugar: Biologia (2º e 4º), Fisioterapia (4º e 6º), Letras (2º e 5º), Nutrição (7º e 1º)

5ºlugar: Farmácia (9º e 5º), Geografia (2º e 7º), Matemática (2º e 8º), Química (2º e 7º)

6º lugar: Design (7º e 6º), Engenharia Mecânica (3º e 9º), Pedagogia (2º e 7º), Serviço Social (6º e 6º)

7º lugar: Engenharia Ambiental (3º e 9º), Engenharia Civil (18º e 8º), História (2º e 7º), Medicina (4º e 7º), Psicologia (6º e 7º)

8º lugar: Enfermagem (20º e 8º), Física (2º e 8º)

9º lugar: Engenharia Química (10º e 8º), Relações Internacionais (6º lugar em Ensino), Ciências Sociais (2º e 13º)

10º lugar: Engenharia Elétrica (23º e 8º)

Informações completas em:
http://ruf.folha.uol.com.br/2015
Veja informações sobre o Ranking de 2014 em
http://www.unesp.br/portal#!/noticia/15109/curso-de-nutricao-da-unesp-obtem-1-lugar-em-ranking-da-folha/ e em
http://ruf.folha.uol.com.br/2014/

Veja os resultados do Ranking Universitário Folha em 2013
http://www.unesp.br/portal#!/noticia/11931/farmacia-de-araraquara-obtem-primeira-colocacao-em-ranking/

Programa "Livro didático" 2015 - Disponível para empréstimo - Parte 2

Disponível para empréstimo







quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Trabalho selecionado em Congresso de Fonoaudiologia de Bauru

Trabalho foi selecionado como melhor apresentação de painel da área de Voz
[09/09/2015]
apresentacao.jpg
A servidora técnico administrativo Daniene Tesoni Cassavara Ribeiro, fonoaudióloga, lotada no Centro de Oncologia Bucal – COB, apresentou o trabalho “Aspectos vocais e de qualidade de vida relacionados ao tratamento de câncer de cabeça e pescoço”, no XXII CONGRESSO FONOAUDIOLÓGICO DE BAURU “Profª Drª Simone Rocha de Vasconcellos Hage”, promovida pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, selecionado como melhor apresentação de painel da área de Voz.

O trabalho apresentado é um dos frutos da dissertação de mestrado realizada na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, com base nos atendimentos realizados aos pacientes no Centro de Oncologia Bucal da FOA/UNESP, sob a orientação da Profª Drª Alcione Ghedini Brasolotto (FOB-USP) e colaboração do Prof. Dr. Eder Ricardo Biasoli (FOA-UNESP).


Vice-Diretoria






Fonte: FOA/UNESP

Postagens populares