terça-feira, 30 de junho de 2015

PROJETO "PRATICANDO CIÊNCIA"

Diretoria de Ensino de Araçatuba / Faculdade de Odontologia / Veterinária UNESP

Diretores de Escolas jurisdicionadas à DER Araçatuba recebem material do Projeto Praticando Ciência

No dia 24 de junho, aconteceu na Sala 12 da Diretoria de Ensino Região de Araçatuba uma reunião com Diretores das Escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Região de Araçatuba para entrega do material do Projeto Praticando Ciência. O Material consiste numa caixa de lâminas histológicas elaboradas por alunos da FOA UNESP.

Estiveram presentes na Reunião o Vice-Diretor da UNESP: Professor Titular Wilson Roberto Poi, o Professor Dr Edilson Ervolino,  a Professora Dra Alaíde Gonçalves e Mariza Matsumoto.

A dirigente regional de Ensino, Aparecida Lúcia Cantareira e Freitas Sabino, fez a abertura, ressaltando a importância da parceria para a formação continuada dos professores de Ciências e de Biologia.

apa.png
cb.png
Praticando Ciência

PROJETO "PRATICANDO CIÊNCIA"

Parceria  


 Diretoria de Ensino de Araçatuba / Faculdade de Odontologia / Veterinária UNESP
Objetivos

Utilizar as instalações da Faculdade de Odontologia  FOA / UNESP Campus Araçatuba, assim como seu corpo docente  para:
  • Aprimorar e atualizar os professores de Ciências e Biologia acerca das ciências básicas e seus fundamentos;
  •  Elaborar de forma conjunta  material didático auxiliares visando aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
  • Despertar o interesse nos alunos e a valorização pelas  disciplinas de Ciências e Biologia.

    Desenvolvimento

     O projeto "Praticando Ciência" ocorre em três frentes:
  • Orientação Técnica para professores de Biologia e Ciências -  Os professores de Biologia e Ciências das escolas jurisdicionadas a Diretoria de Ensino de Araçatuba serão capacitados pelos Professores Doutores da Faculdade de Odontologia de Araçatuba na área de Ciências Básicas em consonância com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, sendo acompanhados pelos Professores Coordenadores do Núcleo  Pedagógico (PCNP).
  • Oficina com alunos – Montagem de laboratório itinerante para o desenvolvimento de oficinas práticas que tem objetivo de despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas de Ciências e Biologia.
  • Visitação dos alunos a UNESP -  Na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer as instalações da universidade, assim como participar de oficinas temáticas que também tem objetivo de despertar o interesse dos mesmos pelas disciplinas de Ciências e Biologia.

    Público Alvo
  • Professores de Ciências e Biologia das escolas jurisdicionadas a Diretoria de Ensino de Araçatuba.
  • Alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas jurisdicionadas a Diretoria de Ensino de Araçatuba

     
Alunos da EE Clóvis de Arruda Campos analisando uma Lâmina com tecido ósseo.

1.png

Alunos da EE Altina Morais Sampaio analisando de forma comparativa estrutura óssea.

2.png
Alunos da EE Genésio de Assis participando de uma aula Citologia utilizando modelos anatômicos.

 3.png

​Professores da UNESP oferecendo formação continuada aos professores da Rede Pública de Ensino
      5.jpg       

Fonte: Diretoria de Ensino - Região de Araçatuba                       

XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp

XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp
Prazo de inscrição se encerra no dia 31 de julho

O prazo para a inscrição no XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp se encerra no dia 31 de julho. O Congresso será realizado em duas fases, a primeira no interior de cada Unidade Universitária e Câmpus Experimentais da Unesp, com a participação de aproximadamente 3.500 estudantes. Dentre estes, serão selecionados 400 trabalhos com reconhecido mérito científico para integrar a segunda reunião.
Os trabalhos serão apresentados na forma de painel e oral nas grandes áreas do conhecimento. Os painéis apresentados na 1ª e 2ª fase devem ser padronizados e o modelo encontra-se disponível no site do Congresso, no item Apresentação dos Trabalhos Oral e Painel. Durante o Congresso, além da apresentação de trabalhos, haverá programações científicas complementares a serem elaboradas pela Comissão Local de organização do XXVII CIC.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelos orientadores ou pelos alunos-autores, via on-line (http://prope.unesp.br/cic/admin/ficha_de_inscricao.php#ficha). Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Cada aluno-autor poderá inscrever apenas um trabalho como autor principal. Caso o aluno participe em mais de um trabalho, a sua participação será de aluno-autor no primeiro trabalho e colaborador nos demais. Os alunos deverão enviar também o resumo na versão em Inglês.

Os resumos submetidos serão encaminhados para pareceristas Ad Hoc, indicados pelas Comissões Permanente de Pesquisas das Unidades, que terão sua identidade mantida em sigilo em todo o processo. Caso haja necessidade de correções, o sistema eletrônico do Congresso retornará o resumo com as sugestões de correção feitas pelo parecerista Ad Hoc. As correções devem ser efetuadas ou justificadas e o resumo reencaminhado pelo sistema eletrônico para que o parecer final possa ser concluído. 
Mais informações e inscrições pelo site http://www.unesp.br/portal#!/cic
Mariana Trevisoli, Assessoria de Imprensa Unesp/FCAV/Jaboticabal
 
Fonte: UNESP

domingo, 28 de junho de 2015

Saúde bucal na primeiríssima infância é o tema do Ciência Sem Limites

Projeto de pesquisador da Unesp de Araçatuba ensina a importância de prevenir as cáries

Felipe Tristão

Crianças que tiveram cáries antes dos 3 anos de idade tem maior propensão de desenvolver doenças cardíacas e reumatismo (além de muitas outras) no futuro.

Pensando nisso, o pesquisador Wilson Galhego Garcia, da Unesp de Araçatuba, desenvolve o projeto 'Sorriso Feliz', que visa melhorar a saúde bucal de crianças na primeiríssima e primeira infâncias (de zero a 5 anos) e mostrar a importância de se fazer isto mesmo antes dos dentes nascerem.
O projeto está implementado em 20 cidades da região de Araçatuba, conta com o apoio de agentes de saúde municipais e atende mais de 60 mil crianças.
Aprenda a limpar a boca do seu bebê em três passos:
Enrole uma gase ou fralda limpa no dedo indicador
 
Molhe em água limpa
 
Passe a gase molhada em toda a gengiva e língua

É importante repetir a higiene da boca do bebê e das crianças pelo menos 3 vezes ao dia.
Saiba mais sobre o pesquisador Wilson Galhego Garcia e o tema do programa:


Fonte: TV Unesp

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ciência Sem Limites - 29/06/2015 - Teaser Higiene bucal na primeiríssima...


Levantamento coloca Unesp como terceira universidade brasileira

Levantamento coloca Unesp como terceira universidade brasileira

Na América Latina, Universidade fica em sexto lugar

Pesquisa da Nature Global Index analisou artigos publicados em 68 periódicos relacionados às áreas de física, química, ciências biológicas e ciências da terra e meio ambiente com impacto mundial. A Unesp ficou como a terceira universidade brasileira e a sexta da América Latina.

Para pontuar cada universidade, foram utilizados três parâmetros. Foram avaliados três indicadores. O primeiro refere-se ao número bruto de artigos, o segundo mede a participação das instituições em cada artigo, considerando o conjunto dos autores, e o último (WFC ou contagem fracionada ponderada) emprega uma ponderação para retirar o "peso excessivo" da área de astronomia na base de dados. As cinco primeiras colocadas no Brasil foram: USP, UFRJ, Unesp, Unicamp e UFMG.

O mesmo índice aponta o Brasil como o primeiro na América do Sul, seguido por Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.  No ranking da América Latina, a primeira colocada é a USP, seguida do National Scientific and Technical Research Council (Conicet), da Argentina (que não é uma universidade), Universidade de Buenos Aires, Universidade do Chile, UFRJ, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Unesp, Unicamp, UFMG e UFRGS.

Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de pesquisa da Unesp aponta que, independente das métricas empregadas, a Universidade mostra a qualidade e relevância de sua pesquisa. "Assim, nossa comunidade formada por professores, pesquisadores, funcionários e estudantes de graduação e de pós-graduacão, bem como nossos pós-docs, encontram nessa instituição um local de trabalho estimulante do pensar livre, agregando as responsabilidades inerentes de uma instituição de ensino comprometida com a formação de profissionais de nível superior, de pesquisa com reflexos na produção de novos conhecimentos e riquezas, desempenhando um papel fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento social", diz.

Para a pró-reitora, o ranking Nature Global Index mede uma produção altamente qualificada e de indiscutível importância. "O grupo das revistas Nature tem a garantia de contabilizar produções com rigoroso processo de revisão. Em nossa universidade a maior inserção foi da área de física, seguida de ciências biológicas, ciências da terra e química. 

Verifica-se ainda 88% de internacionalização. "Entre os países com os quais temos mais colaborações, aparecem a Itália, devido à Unesp ser o único centro nas Américas do ICTP - SAIFR (International Centre for Theoretical Pysics - South American Institute for Fundamental Research), Alemanha, Finlândia, França, EUA, Espanha e Belarus", explicita Maria José.

Informações gerais

Informações sobre América Latina e Caribe
http://www.nature.com/nature/journal/v522/n7556_supp/full/522S26a.html

Veja também no Podcast Unesp
Pró-reitora de Pesquisa avalia levantamento da Nature que classificou Unesp em 3º lugar no ranking nacional em pesquisas de alta qualidade
Maria José Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa da Unesp, avalia o levantamento Nature Global Index 2015.

Fonte: UNESP

sábado, 20 de junho de 2015

terça-feira, 16 de junho de 2015

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Campanha do Agasalho 2015 - Roupa boa também se doa!

Campanha do Agasalho 2015, ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura Municipal de Araçatuba. A Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP é parceira dessa iniciativa. Foram montados postos de arrecadação na unidade José Bonifácio e também na Biblioteca da FOA. Amoleça o seu coração e esquente o inverno de quem mais precisa. Vamos ajudar!





Trabalhadores da construção civil passam por atendimento gratuito

Matéria com ex-aluno Valderício Martinez de Mello (1982-1985), filho do professor aposentado Walderício de Mello. Lembrando... Valderício faz aniversário amanhã 11/06. Nossos parabéns antecipado. Trabalhadores da construção civil passam por atendimento gratuito. http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=355524





quarta-feira, 3 de junho de 2015

Repositório Institucional UNESP

O Repositório Institucional UNESP tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como bem público global, à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da UNESP - Universidade Estadual Paulista.
Acesso livre à artigo, capítulo de livro, carta, dissertação de mestrado, tese de doutorado, tese de livre-docência, editorial, livro, nota, patente, resenha e resumo produzido na universidade, com mais de 85.000 objetos digitais.
http://repositorio.unesp.br/
O Repositório Institucional UNESP está integrado junto ao Repositório da Produção Científica do CRUESP (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas - UNESP, USP e UNICAMP)
http://cruesp.sibi.usp.br/

Postagens populares