sexta-feira, 26 de junho de 2015

Levantamento coloca Unesp como terceira universidade brasileira

Levantamento coloca Unesp como terceira universidade brasileira

Na América Latina, Universidade fica em sexto lugar

Pesquisa da Nature Global Index analisou artigos publicados em 68 periódicos relacionados às áreas de física, química, ciências biológicas e ciências da terra e meio ambiente com impacto mundial. A Unesp ficou como a terceira universidade brasileira e a sexta da América Latina.

Para pontuar cada universidade, foram utilizados três parâmetros. Foram avaliados três indicadores. O primeiro refere-se ao número bruto de artigos, o segundo mede a participação das instituições em cada artigo, considerando o conjunto dos autores, e o último (WFC ou contagem fracionada ponderada) emprega uma ponderação para retirar o "peso excessivo" da área de astronomia na base de dados. As cinco primeiras colocadas no Brasil foram: USP, UFRJ, Unesp, Unicamp e UFMG.

O mesmo índice aponta o Brasil como o primeiro na América do Sul, seguido por Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.  No ranking da América Latina, a primeira colocada é a USP, seguida do National Scientific and Technical Research Council (Conicet), da Argentina (que não é uma universidade), Universidade de Buenos Aires, Universidade do Chile, UFRJ, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Unesp, Unicamp, UFMG e UFRGS.

Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de pesquisa da Unesp aponta que, independente das métricas empregadas, a Universidade mostra a qualidade e relevância de sua pesquisa. "Assim, nossa comunidade formada por professores, pesquisadores, funcionários e estudantes de graduação e de pós-graduacão, bem como nossos pós-docs, encontram nessa instituição um local de trabalho estimulante do pensar livre, agregando as responsabilidades inerentes de uma instituição de ensino comprometida com a formação de profissionais de nível superior, de pesquisa com reflexos na produção de novos conhecimentos e riquezas, desempenhando um papel fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento social", diz.

Para a pró-reitora, o ranking Nature Global Index mede uma produção altamente qualificada e de indiscutível importância. "O grupo das revistas Nature tem a garantia de contabilizar produções com rigoroso processo de revisão. Em nossa universidade a maior inserção foi da área de física, seguida de ciências biológicas, ciências da terra e química. 

Verifica-se ainda 88% de internacionalização. "Entre os países com os quais temos mais colaborações, aparecem a Itália, devido à Unesp ser o único centro nas Américas do ICTP - SAIFR (International Centre for Theoretical Pysics - South American Institute for Fundamental Research), Alemanha, Finlândia, França, EUA, Espanha e Belarus", explicita Maria José.

Informações gerais

Informações sobre América Latina e Caribe
http://www.nature.com/nature/journal/v522/n7556_supp/full/522S26a.html

Veja também no Podcast Unesp
Pró-reitora de Pesquisa avalia levantamento da Nature que classificou Unesp em 3º lugar no ranking nacional em pesquisas de alta qualidade
Maria José Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa da Unesp, avalia o levantamento Nature Global Index 2015.

Fonte: UNESP

Nenhum comentário:

Postagens populares