sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

LILACS atinge meio milhão de registros

O ano de 2009 registra mais um marco importante na história da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), que alcançou no dia 22 de novembro a marca de meio milhão de documentos indexados. O índice bibliográfico de referência da produção científica e técnica em saúde da região da América Latina e Caribe (AL&C) e é operada na rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).
O índice inclui artigos de periódicos, monografias, documentos governamentais, trabalhos apresentados em congresso, teses e dissertações, escritos nos idiomas espanhol (47,44%), inglês (10,28%), português (42,25%) e outros idiomas (0,03%). Do total de 500 mil registros (veja o gráfico), mais de 133 mil, cerca de 27%, têm link para texto completo, sendo que este percentual cresceu 93% em 2009.
O índice de contribuições, inserções de registros bibliográficos pela rede LILACS, vem crescendo a cada ano sendo, em média, 25 mil registros ingressados anualmente. Nos últimos 10 anos houve a maior contribuição, sendo 264 mil registros ingressados, valor maior que a contribuição nos primeiros anos da LILACS, com 235 mil registros (de 1985-1998).
A LILACS integra a coleção da BVS complementando as fontes internacionais Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), a WHOLIS, base de dados da OMS e Biblioteca Cochrane.
Seguindo padrão internacional de registros bibliográficos, a LILACS é compatível com os principais formatos internacionais e, portanto, passível de interoperar na Web e participar de intercâmbios de registros bibliográficos. Os títulos e os resumos são incluídos no idioma original do documento e traduzidos para o inglês. A indexação é feita utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), que contêm a tradução dos conceitos do Medical Subject Headings (MeSH) para o português e espanhol. Além disso, a LILACS está também indexada no Google Scholar e Google.
Criada em 1985, em substituição ao Index Medicus Latino-Americano (IMLA) para fortalecer e ampliar o registro da literatura científica e técnica, a LILACS é produzida cooperativamente de modo descentralizado por cercas de 800 instituições de 39 países da AL&C que cooperam com a inserção de registros bibliográficos, sob a coordenação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).
“A LILACS é o mais importante índice bibliográfico regional de literatura em ciências da saúde e representa o esforço conjunto dos países da América Latina e Caribe para registrar a nossa produção científica e técnica e completar os índices internacionais”, segundo Abel L. Packer, Diretor da BIREME. “A produção descentralizada da LILACS contribui para ampliar a sua cobertura, dar visibilidade nacional, regional e global à produção científica de cada país e desenvolve as capacidades nacionais no controle bibliográfico”.
Fonte: Bireme

Que Legal... temos um Blog

Puxa.... e pensar que quando eu me formei não tinhamos nem computador.... Só havia hum que era o DOS.. alguém lembra disto?? rsrsrs. Quando cheguei para trabalhar na UNESP, só havia um computador para termos contato com a BIREME, que indexavamos as revistas... Nossa... não faz tanto tempo ainda e eu estou aqui escrevendo em um Blog e no da Biblioteca. Muito legal... espero que tenhamos nesta nova era, notícias boas e boas sugestões e melhor ainda, muitos usuários...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Guide for the Care and Use of Agricultural Animals in Research and Teaching

Livro da FASS gratuito para download
Guide for the Care and Use of Agricultural Animals in Research and Teaching


A Federation of Animal Science Societies (FASS) lançou a terceira edição do Guide for the Care and Use of Agricultural Animals in Research and Teaching. A primeira edição foi publicada em 1988, e a primeira edição revista foi publicado em 1999. O livro serve como um documento de referência primário para satisfazer as exigências no uso de animais em pesquisa e ensino agrícolas.

Esta terceira edição é diferente das edições passadas de várias maneiras significativas. Pela primeira vez, a FASS Guia está disponível online, sem qualquer custo para os leitores. Os capítulos foram acrescentados visando o manuseio e transporte de espécies e as estratégias de enriquecimento ambiental. A terceira edição inclui especialistas em cada espécie e no cuidado dos animais e uso, incluindo zootecnistas, veterinários, professores e engenheiros, e todos foram escolhidos pela sua importância em muitos campos das ciências animais de modo que a melhor ciência disponível poderia ser aplicado a esta revisão. A FASS Ag Guia foi submetido a revisão por pares e comentários do público antes do lançamento.



Você já ouviu falar na Norma de Vancouver?

Conheça aqui um pouco da história da Norma que conhecemos como Vancouver

Um pequeno grupo de editores de revistas da área médica reuniu-se informalmente em Vancouver, Columbia Britânica, em 1978, para estabelecer diretrizes para o formato dos originais submetidos a suas revistas. Esse grupo ficou conhecido como o Grupo de Vancouver. Seus requisitos para manuscritos, incluindo formatos para referências bibliográficas desenvolvidos pela National Library of Medicine (NLM), foram publicados pela primeira vez em 1979.

O Grupo de Vancouver expandiu e evoluiu para o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), que se reúne anualmente. O Comitê gradualmente ampliou suas preocupações para incluir princípios éticos relacionados à publicação em revistas biomédicas.

Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Biomédicas: Redação e Edição de Publicações Biomédicas / Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publications

Consulte as normas no site: http://www.icmje.org

Para ver todos os modelos de referências acessando o livro no site da National Library of Medicine (NLM), em Citing Medicine

O plágio é crime

Antes de plagiar, pense um pouco... Será que o crime compensa?

A incidência de plágio em trabalhos de graduação e pós-graduação, como demonstrado na matéria recente de A GAZETA, expõe um lado do problema e nos direciona para a necessidade de discutir de forma mais séria a questão, envolvendo profissionais da educação e também o poder público no combate á chamada "cultura de cópia", antes que se torne efetivamente caso de polícia.

Plagiar é usurpar, roubar a essência criativa de uma obra. No plágio de uma obra, em alguns casos, os plagiadores, desde que não descobertos, terão o aproveitamento econômico do crime. Já em outros, como os estudantes, também se não descobertos, poderão ter o seu aproveitamento material, ou seja, a nota pretendida. No entanto, esquecem do que deveria ser, verdadeiramente, importante nesse processo: a criação de espírito, a informação e o conhecimento por trás do simples ato de "pensar".

Leia mais na fonte:
O plágio é crime

Dia 12 de Março - Homenagem ao Bibliotecário

Oração do Bibliotecário

Senhor, tu me deste o dom da paciência e,
Mais do que ela, o de ouvidor;
De silenciar e de achar justificativas
Para cada "típico" usuário da informação
Que busca o meu auxílio.
Eu sou o elo entre a informação e a necessidade do usuário.
Eu sou o seletor dos documentos.
Eu sou o intérprete dos desejos alheios.
Faze, Senhor, que eu me policie diante da vontade
De interferência na necessidade de outrem.
Eu sou o leitor telegráfico e assíduo de tudo a que tenho acesso.
Faze, Senhor, com que eu saiba discernir entre o necessário
E o desnecessário, a fim de atender às pessoas.
Eu sou o protagonista de cenas isoladas e pesquisas exaustivas.
Faze, Senhor, com que eu possa ser assistido
Pelas pessoas certas.
Senhor, permite que eu me mantenha fiel
Ao compromisso de informar, indistintamente,
A todos que procurarem por uma informação.
Permite que eu não vacile diante dos trabalhos exaustivos.
Que eu não esmoreça diante das críticas.
Que eu não duvide da capacidade
De servir aos amantes da informação.
Permite que eu seja criativa a cada novo sol,
E, quando dele me afastar,
Seja porque me aproximei de ti para sempre.
Amém!

(Autora: Maria Aparecida Sell - CRB-14/056 - Santa Catarina

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bases de Dados assinados pela UNESP

Você conhece as Bases de Dados assinados pela Unesp?

Os acessos são feitos por qualquer computador dentro da Unesp ou através do VPN Unesp na sua casa.


AGRICOLA Agricultural OnLine Access

Agris/Caris

Analytical Abstracts

Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts : ASFA

Biological Abstratcs

BioMedCentral

Books in Print

C S A Cambridge Scientific Abstracts

CINAHL

COMPENDEX EI Engineering Index

Computer Database

CSA Environmental Engineering Abstracts

CSA Linguistics and Language Behavior Abstracts

CSA National Criminal Justice Reference Service

CSA Social Services Abstracts

CSA Sociological Abstracts

Derwent Innovations Index

Diseasedex

Drug Information Fulltext

DrugDex

DrugReax

ECONLIT

ERIC

Food Sciences & Tech Abstracts

FRANCIS

GEOREF

GreenFILE

Index Nominum

Information Science and Technology Abstracts : ISTA

INSPEC

International Pharmaceutical Abstracts

IV INDEX

JCR - Journal of Citation Report

Journals@OVID

Library and Information Science Abstracts : LISA

Library, Information Science and Technology Abstracts

LILACS acesso gratuito

MARTINDALE

MATH SCI

MEDLINE

MEDLINE acesso gratuito

MLA - Modern Language Association

ONEFILE

Pharmaceutical MSDS

Philosophers Index

Portal da Pesquisa

POISINDEX

PSYCINFO

RILM Abstracts of Music Literature

RIPM - Retrospective Index to Music Periodicals

Scopus

SocIndex

Sport Discus

Ulrich's

USP-DI

VISUALDX

Water Resources Abstracts

Web of Science

Wilson Applied Sciences Abs & Full text

Wilson Art Abs & Full text

Wilson Art Museum Image Gallery

Wilson Biological and Agricultural Index Plus

Wilson Business Abs & Full text

Wilson Education Abs & Full text

Wilson General Sciences Full Text

Wilson Humanities Abs & Full text

Wilson Library Literature and Information Science Full text

Wilson Social Sciences Full Text

Zentralblatt MATH

Zoological Records

LILACS atinge meio milhão de registros

O ano de 2009 registra mais um marco importante na história da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), que alcançou no dia 22 de novembro a marca de meio milhão de documentos indexados. O índice bibliográfico de referência da produção científica e técnica em saúde da região da América Latina e Caribe (AL&C) e é operada na rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Leia mais
http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=12172159200913

Postagens populares