Manifestantes usaram cartazes com frases enfáticas para chamar a atenção de populares
Foto: Reprodução G1 TV TEM
Estudantes, professores e funcionários de instituições públicas de Araçatuba e Birigui foram para as ruas na manhã desta quarta-feira (15), atendendo um chamado nacional, para protestar contra o bloqueio de verbas das universidades públicas e de institutos federais.
Em Araçatuba, a manifestação envolveu especialmente universitários, pós-graduandos, docentes e funcionários da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Aulas em todos os períodos e turmas das faculdades de Medicina Veterinária e Odontologia foram paralisadas e devem voltar ao normal apenas na quinta-feira (16).
Cerca de 400 pessoas saíram em passeata de frente à unidade, na rua José Bonifácio, por volta das 10h, e empunhando faixas percorreram todo o centro da cidade. Todo o trajeto os manifestantes foram acompanhados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Apesar de atravancar o trânsito de veículos, não foram registrados incidentes.
BIRIGUI
Na cidade vizinha o grupo de aproximadamente também saiu pouco antes das 10h, da praça doutor Gama. A maioria dos participantes eram estudantes do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Eles também percorreram as principais ruas do centro usando cartazes com frases enfáticas para chamar a atenção de populares.
MOTIVO
A realização de protestos foi incentivada por entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Os atos estão acontecendo depois de o MEC (Ministério da Educação) anunciar um congelamento orçamentário que atinge recursos desde a educação infantil até a pós-graduação, com suspensão de bolsas de pesquisa oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Nas universidades federais, o bloqueio anunciado foi de 30% dos recursos destinados a gastos discricionários (como água, luz e serviços de manutenção). (Com informações da Agência Brasil).