sexta-feira, 19 de junho de 2020

FOA recebe doação de máscaras faciais


Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira faz doação para a FOA


Faculdade de Odontologia de Araçatuba recebeu a doação de 77 máscaras faciais, produzidas através de impressoras 3D pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS em parceria com os Instituo Federal de Três Lagoas, após solicitação da Diretoria realizada no dia 06 de abril de 2020.

As máscaras serão empregas nos procedimentos realizados no âmbito desta Unidade e se constituem instrumentos importantes no combate à pandemia de COVID-19, fortalecendo ainda mais a segurança para as partes envolvidas nos atendimentos odontológicos.
Agradecemos ao Prof. Dr. Enes Furlani Júnior, Diretor da FEIS e ao Prof. Dr. Marcelo Augusto Assunção Sanches, docente do Departamento de Engenharia Elétrica pelo pronto atendimento à solicitação.
Fonte: FOA/Unesp


Sorriso Feliz emergencial em Araçatuba durante pandemia do COVID


Projeto FOA e Prefeitura Municipal de Araçatuba em ação educadora virtual


Por: Prof. Ass. Dra Alessandra Marcondes Aranega




Em época de Pandemia, o novo Corona vírus (COVID19) chamou a atenção para a necessidade de melhoria nos hábitos de higiene pessoal. “Sem prevenção não há erradicação da doença”. O vírus, que é transmitido pela saliva, ar e secreções do trato respiratório, também pode se alojar nas papilas gustativas e placa bacteriana. No atual contexto da quarentena, apesar de não ser possível realizar as consultas odontológicas para a prevenção das doenças bucais, priorizando-se somente os tratamentos odontológicos urgentes, ações de conscientização para a melhoria da saúde bucal na população da cidade de Araçatuba têm sido adotadas como estratégias da Faculdade de Odontologia de Araçatuba para a manutenção da saúde geral da criança evitando possíveis complicações futuras decorrentes da doença Cárie. Subsequentes infecções sistêmicas decorrentes dos microrganismos envolvidos na cárie e também em outras doenças relacionadas à má higienização bucal, podem ser prevenidas com a promoção da higiene bucal, além de contribuir para a diminuição de áreas que possuam acúmulo de vírus o que pode prevenir a migração desses patógenos para o sistema respiratório.
Com a ocorrência da Pandemia e subsequente isolamento social, tem sido oportuna a articulação de recursos virtuais contendo conhecimento acumulado de 60 anos de estudo sobre a saúde bucal a fim de que chegue à população para o enfrentamento do desafio social e político. Para se chegar à população geral, nada como a importante atuação do principal agente considerado espelho na vida da criança, o seu EDUCADOR.
De maneira emergencial e pontual, 60.000 kits de saúde bucal da Colgate® adquiridos pelo docente Titular Wilson Galhego Garcia estarão sendo entregues a 69 creches e escolas municipais e conveniadas do ensino infantil e fundamental de Araçatuba. Após várias articulações políticas, sendo seu marco datado em 08/06/2020, a logística foi estabelecida Junto à Secretaria de Educação de Araçatuba. No dia 09/06/2020, 69 gestores de todas as creches e escolas receberam conhecimento sobre o assunto e logística estratégica da ação. Folhetos explicativos impressos pela Secretaria de Educação de Araçatuba e kits serão distribuídos no dia 10/06/2020 a 16.500 crianças da rede municipal juntamente com o kit merenda em suas próprias creches e escolas. A direção de cada instituição articulará a distribuição dos kits. Nos próximos dias, os educadores da rede terão acesso à informação por intermédio da ação de docentes da Faculdade de Odontologia de Araçatuba de forma virtual. Material educativo, constituído de vídeo aula sobre saúde bucal em bebês e crianças, produzido pelo docente Titular da Odontopediatria Robson Frederico Cunha, será disponibilizado aos educadores. Folhetos contendo orientações sobre saúde bucal e vídeo para difusão rápida estarão sendo distribuídos com os kits e disponibilizados na página da Secretaria de Educação de Araçatuba e do Sorriso Feliz na FOA-UNESP. Facebook, Instagram, Youtube serão ferramentas de popularização da ação. Na própria página do Sorriso Feliz do Facebook, a população poderá postar mensagens sobre dúvidas relacionadas à saúde bucal das crianças a fim de serem respondidas por docentes e alunos vinculados à disciplina de Projetos Especiais e ao Programa de Educação Tutorial (PET) da FOA-UNESP, todos pertencentes à Faculdade de Odontologia do campus de Araçatuba - UNESP.
Com o desenvolvimento de material pedagógico pelos próprios educadores, pretende-se organizar concurso de divulgação dos melhores trabalhos das creches e escolas com a participação do Programa de Educação Tutorial da FOA-UNESP. Os trabalhos (vídeos, textos, etc.) em prol da saúde bucal nas escolas e nas próprias residências das crianças, produzidos pelos educadores e crianças poderão ser inscritos pelos próprios participantes, sendo autorizada a sua divulgação pelas redes sociais. A ação virtual pretende a disseminação da ideia de que a introdução de projetos pedagógicos criados pelos próprios educadores com o assunto de saúde bucal pode auxiliar na promoção de higienização bucal e também no combate à cárie.
Mas, afinal, qual é o maior problema enfrentado pela profissão odontológica há anos? A resposta parece clara: A cárie dentária! Cáries são desordens na saúde das crianças com enorme custo odontológico e social causadas fundamentalmente por falta de prevenção adequada. Com a precária higiene bucal, microrganismos da cavidade oral podem proliferar e aumentar as chances do desenvolvimento da placa bacteriana com o aparecimento de outras doenças que podem ser causadas por patógenos que adentram a orofaringe ou caem na corrente sanguínea.
Por que a Classe odontológica ainda não conseguiu erradicá-la? Ações dentro da área odontológica para solucionar o problema tornaram-se insuficientes para a erradicação da doença cárie, tendo em vista que fatores como pobreza, alimentação, acesso à saúde e educação com qualidade tem impedido que todas as crianças tenham acesso as orientações devidas de alimentação saudável, higiene bucal e acompanhamento ou tratamento odontológico. É fato que, apesar de todas as lutas travadas por 60 anos pela profissão odontológica e também por instituições de Ensino Médio e Superior da área Odontológica, ainda não foi possível erradicar a cárie da população, nem mesmo no raio de atuação da Faculdade de Odontologia de Araçatuba ou dentro de uma única cidade coberta por ela, como é o caso da cidade de Araçatuba.
Como a profissão odontológica poderá articular para que haja a erradicação da cárie? Pelo fato de a profissão odontológica não conseguir sozinha erradicar a cárie, a solução para esse problema de saúde pública está na união multidisciplinar e multiprofissional. É tarefa do Cirurgião dentista articular ações para criar o hábito nas crianças de higiene bucal, mas essa tarefa não conseguirá ser cumprida apenas pelo profissional da área da odontológica, nem mesmo se a ação fosse realizada por todos os docentes de todas as Faculdades de Odontologia. A informação precisa chegar até os pais e crianças de forma rotineira, e relembrada nas diversas fases de vida de crianças com acesso ou não ao profissional da área odontológica. Com raras exceções, pais sem cárie não procuram tratamento odontológico, da mesma forma que criança sem cárie também não. O fato é que as crianças precisam apropriar-se da informação de sua higiene bucal muito antes de terem um problema bucal como a cárie. Nada melhor, nesse momento, do Cirurgião Dentista associar-se a outros profissionais da área de educação e saúde. O profissional de Pedagogia pode sim fazer com que as crianças se apropriem do conhecimento de como evitar a cárie, uma vez que o educador é um espelho de vida para ela. Educador sabe como se comunicar com os seus próprios alunos. Educador sabe como criar meios para uma criança incorporar o conteúdo necessário para a sua educação. Educador precisa, sim, se apropriar do conhecimento certo sobre o assunto saúde bucal, pois será com ele que a Odontologia conseguirá incorporar o hábito diário na criança. Portanto, será função da Universidade trabalhar com a formação desses educadores.
O que pretende o projeto Sorriso Feliz? Ele pretende popularizar o assunto sobre a importância da higiene bucal como parte importante da higiene pessoal com pandemia e sem pandemia. O Projeto intitulado Fortalecimento da atenção básica à saúde bucal na primeiríssima e primeira infância em creches e escolas municipais de Araçatuba-SP, cujo nome de popularização se justifica como “Sorriso Feliz”, iniciou seu desenvolvimento piloto também em outras cidades, como Birigui, Bilac, Coroados e Glicério. O projeto, que incorpora participantes de forma multidisciplinar, também incorpora ações multiprofissionais. O Sorriso Feliz se baseia na educação para a formação de hábitos de higiene bucal e dieta adequados aos bebês e crianças a fim de favorecerem as comunidades a atingirem os índices preconizados pela AGENDA 2030 da ONU. Com técnica simples, de baixo custo de recursos e operacional, a necessidade da escovação bucal precisa ser levada à população como um ato fácil de ser executado por pais leigos e educadores de creches e escolas. “O hábito de escovar os dentes é como o de tormar banho, precisa ser realizado todos os dias!” “A escovação dos dentes precisa ser incorporada na rotina diária da criança, no mínimo 3 vezes ao dia, e deve ser promovida de forma a estimular a autonomia da criança, mas sempre com a supervisão de um adulto. A supervisão é necessária, sendo essa imprescindível até a erupção completa do primeiro molar permanente, por volta dos 7 anos.
O novo coronavirus tem ensinado o quão se tornou importante isolar a boca para que o virus não seja transmitido, mas, a boca não foi feita para transmitir doenças e sim para que o indivíduo se relacione com o mundo e se alimente bem. Estar com a boca sob isolamento não siginifica que não seja possível falar sobre o assunto saúde bucal. Métodos virtuais devem colocar a boca como o centro de vários problemas de ordem geral. Afinal, o indivíduo para sobreviver, logo em seus primeiros momentos de vida intrauterina se relaciona com o mundo através da boca. Ele grita, chora, respira, se alimenta e se sente acolhido pela mãe atráves de sua boca. Essa relação do indivído com a boca precisar estar em foco como fazendo parte de seu desenvolvimento geral em todas as fases de sua vida.
Queridos alunos de Odontologia, futuros profissionais cirurgiões dentistas, aprendamos a nos comunicar de forma virtual para que consigamos juntos, cirurgiões dentistas e educadores, rompermos barreiras do isolamento social erradicando a doença cárie de forma multidisplinar, multiprofissional, presencial ou virtual restabeleceremos o Sorriso Feliz de todas as crianças.” (Prof. Ass. Dra. Alessandra Marcondes Aranega – Tutora do PET Odonto de Araçatuba).
ÓRGÃOS EXECUTORES: Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP e Prefeitura Municipal de Araçatuba.
EQUIPE RESPONSÁVEL:
Direção Geral: Profa. Silvana de Sousa e Souza, Prof. Titular Wilson Galhego Garcia.
Coordenadores: Prof. Assoc. Robson Frederico Cunha, Profa. Ass. Dra. Alessandra Marcondes Aranega, Profa. Ass. Dra. Ana Claudia Stevanato de Melo Nakamune, Profa. Dra. Alaíde Gonçalves, Prof. Ass. Dr. Antônio Hernandes Chaves Neto, Profa. Assoc. Cristiane Duque, Prof. Assoc. Cristina Antoniali Silva, Profa. Titular Doris Hissako Matsushita, Prof. Adjunto Juliano Pelim Pessan, Prof. Assoc. Marcos Rogério de Mendonça, Prof. Ass. Dra. Rita Cássia Megati Dornelles, Profa. Titular Sandra Helena Penha de Oliveira.
Bolsista PROEX: Marco Adriano Picolini Filho.
COLABORADORES:
Alunos de Projetos Especiais, bolsistas e voluntários do projeto Sorriso Feliz: Alessandra da Cunha Francisco, Ana Carolina Polanowski Rossato, Claudia Souza Ramos, Ícaro Menezes Beltrami, Monique Gonçalves da Costa, Natália Pereira Ribeiro, Victor Perinazzo Sachi, Marco Adriano Picolini Filho, Thais Nunes Martins, Aryeli Raimundo Vazão, Luís Fernando Alves da Silva,
PET Odonto de Araçatuba: Lorena Louise Pontes Maniçoba, Lara Brandão Ribeiro Franco, César Augusto da Silva Santana, Júlia Paião Quinteiro, Vitor Hugo Gonçalves Sampaio, Larissa de Souza Oliveira, Gabriela Cristina Baccaro, Leandro Gomes da Costa, Murilo Cézar Souza Barboza, Hyago Gon Guimarães, Estevão Lopes Pereira.
Representante da Colgate®Cirurgião Dentista Bruno Bontempi Ruffato
APOIO: Pró-reitoria de Extensão da UNESP, Direção da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Colgate®.
Texto escrito pela Prof. Ass. Dra Alessandra Marcondes AranegaTutora do PET Odonto FOA-UNESP09/06/2020
Fonte: FOA/Unesp

Postagens populares