“Quando chegar a PRIMAVERA, encontrarei você na BIBLIOTECA [...], e você verá o quanto APRENDI!”
Catherine M. Valente
“Quando chegar a PRIMAVERA, encontrarei você na BIBLIOTECA [...], e você verá o quanto APRENDI!”
Catherine M. Valente
Trabalhos da FOA são premiados na SBPqO 2023
A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.
Neste ano de 2023 a Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP conquistou 10 diferentes prêmios no evento. Abaixo estão descritas as premiações de acordo com a categoria de participação. Parabéns a todos.
Prêmio Myaki Issáo – Iniciação Científica
- 1º. Lugar na Área 2 com o trabalho: Efeito local e sistêmico da erva mate (Ilex paraguariensis). Estudo em células tronco e em ratos Wistar com periodontite apical, dos aurores Carolina Sayuri Wajima*, Carolina de Barros Morais Cardoso, Caroline Anselmi de Oliveira, Renan Dal Fabbro, Cristiane Cantiga da Silva, Mariana Pagliusi Justo, Marco Cicero Bottino, Luciano Tavares Angelo Cintra.
O trabalho é fruto da Iniciação científica da aluna Carolina Sayuri Wajima, orientada pelo Prof. Luciano Tavares Angelo Cintra e financiado pela FAPESP (2022/02562-5) por meio de bolsa de Iniciação científica no país e também por estágio BEPE-FAPESP (2022/10838-0) na Universidade de Michigan – EUA, com co-orientação do Prof. Marco Cícero Bottino. O estudo analisou o potencial anti-inflamatório e anti-reabsortivo da erva mate em modelos in-vitro e in-vivo.
- 1º. Lugar na Área 7 com o trabalho: Efeitos de Limosilactobacillus reuteri associada à vitamina K2 em camundongos ovariectomizados, dos autores Luisa Souza Battistelli*, Thais Aguiar Santos, Jaqueline Lemes Ribeiro, Camila Lopes Ferreira, Victória Clara da Silva Lima, Maria Aparecida Neves Jardini, Cristiane Furuse, Ana Lia Anbinder.
Colaboração com a pesquisa da aluna de Iniciação Científica Luisa Souza Battistelli (Bolsista FAPESP) e da aluna de doutorado Thais Aguiar Santos, ambas orientadas pela Profa. Ana Lia Anbinder, por meio da análise do tecido ósseo em micro-CT. O estudo avaliou o efeito da administração de um pró- e pós-biótico associado à vitamina K2 no tecido ósseo osteoporótico.
- Menção honrosa na Área 7 com o trabalho: Efeito da Pentoxifilina e Tocoferol no tratamento de osteonecrose após exodontia em ratas ovariectomizadas e tratadas com Zoledronato”, dos autores Gustavo Ribeiro Ferreira*, Mirela Caroline Silva, Olavo Alcade Panigali, Bárbara Ribeiro Rios, Monique Gonçalves da Costa, Ana Paula Farnezi Bassi, Edilson Ervolino, Leonardo Perez Faverani
Trabalho desenvolvido para a qualificação de mestrado da aluna Mirela e iniciação científica do graduando Gustavo Ribeiro com bolsa FAPESP (2021/14913-4).
Prêmio Painel Aspirante e Efetivo
- 1º lugar na Área 2 com o trabalho: Influência local e sistêmica da suplementação com ômega-3 em ratos com periodontite apical induzida expostos à fumaça do cigarro. Ana Claudia Rodrigues da Silva*, Ana Maria Veiga Vasques, Carlos Roberto Emerenciano Bueno, Vitor Cavalini Gomes, Rodrigo Ribeiro de Camargo, Ana Paula Fernandes Ribeiro, Luciano Tavares Angelo Cintra, Eloi Dezan-junior
O prêmio é fruto do projeto de Doutorado da aluna Ana Claudia Rodrigues da Silva, orientada pelo Prof. Eloi Dezan Júnior e co-orientada pelo Prof. Luciano Tavares Angelo Cintra e Profa. Ana Maria Veiga Vasques, o qual foi avaliado a influência da suplementação com Ômega-3 na associação periodontite apical induzida e inalação da fumaça do cigarro em ratos. A pesquisa contou com o financiamento FAPESP (2022/06930-9) da bolsa de doutorado da aluna e colaboração da Profa. Mariza Akemi Matsumoto.
- 1º lugar na Área 9 com o trabalho: Educação Ambiental na Promoção de Saúde Bucal: Conhecimento, consciência e adoção de hábitos sustentáveis por acadêmicos de Odontologia”, dos autores Erika Kiyoko Chiba*, Artênio José Ísper Garbin, Cléa Adas Saliba Garbin, Fernando Yamamoto Chiba, Suzely Adas Saliba Moimaz, Tânia Adas Saliba.
O tema do trabalho apresentado pela doutoranda Erika Chiba, sob orientação da Profa. Tânia Adas Saliba, relaciona-se à saúde ambiental e conhecimento de acadêmicos sobre hábitos sustentáveis. Trata-se de uma Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva em Odontologia.
- Menção honrosa na Área 7 com o trabalho: Influência do estresse crônico na resposta inflamatória de cimentos endodônticos, dos autores Mariana Pagliusi Justo*, Juliana Goto, Flávio Duarte Faria, Pedro Henrique Chaves de Oliveira, Paulo César Ciarlini, Daniel Galera Bernabé, Edilson Ervolino, Luciano Tavares Angelo Cintra.
O trabalho é fruto da Dissertação de Mestrado da aluna Mariana Pagliusi Justo, orientada pelo Prof. Luciano Tavares Angelo Cintra, financiada pela FAPESP (2021/03861-3) por meio de bolsa de Mestrado, com co-orientação do Prof. Daniel Galera Bernabé. O estudo analisou o efeito do estresse crônico na resposta tecidual de materais de uso odontológico em modelo in-vivo.
Apresentação Oral
- Menção honrosa na Área 10 com o trabalho: Nova abordagem para o controle de infecções peri-implantares integra revestimento fotocatalítico multifuncional e terapia fotodinâmica, dos autores Bruna Egumi Nagay*, Raphael Cavalcante Costa, Caroline Dini, Ariane Bezerra Santos, Luciano Tavares Angelo Cintra, Leonardo Perez Faverani, Jeroen Van Den Beucken, Valentim Adelino Ricardo Barão.
Colaboração com a pesquisa da doutoranda Bruna Nagay para a realização dos procedimentos in vivo no Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba.
FÓRUM CIENTÍFICO
- 1º Lugar com o trabalho: Desenvolvimento de um novo hidrogel termosensível direcionado à prevenção e tratamento de infecções peri-implantares”
Autores: Caroline Dini*, Stéfany Barbosa, João Gabriel Silva Souza, Bruna Egumi Nagay, Jeroen Van Den Beucken, Leonardo Perez Faverani, Erica Dorigatti de Avila, Valentim Adelino Ricardo Barão
Colaboração com a pesquisa da doutoranda Caroline Dini para a realização dos procedimentos in vivo no Departamento de Diagnóstico e Cirurgia.
Prêmio Plenum de Inovação Tecnológica em Biomateriais
- 1º Lugar com o trabalho: Polímeros impressos responsivos ao pH para liberação controlada de folato: uma nova imunoterapia para infecções peri-implantares”
Raphael Cavalcante Costa*, Bruna Egumi Nagay, Catharina Marques Sacramento, Karina Gonzales Silvério Ruiz, Leonardo Perez Faverani, Martinna de Mendonça E. Bertolini, João Gabriel Silva Souza, Valentim Adelino Ricardo Barão
Colaboração com a pesquisa do doutorando Raphael Cavalcante Costa para a realização dos procedimentos in vivo no Departamento de Diagnóstico e Cirurgia.
- 2º lugar com o trabalho: Potencial bioativo de malhas de titânio funcionalizadas via oxidação por plasma eletrolítico em reconstruções utilizando rhBMP-2”
Autores: Monique Gonçalves da Costa*, William Philip Pereira, João Matheus Fonseca e Santos, Stefany Barbosa, Olavo Alcalde Panigali, Bárbara Ribeiro Rios, Edilson Ervolino, Leonardo Perez Faverani
Trabalho desenvolvido para o doutoramento de William Philip Pereira (bolsa CAPES – código 001) .
por: Diretoria
Nos dias 24 a 26 de agosto foi realizado, no Câmpus da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – FOA-UNESP, o “12° Congresso da Faculdade de Odontologia de Araçatuba; 42ª Jornada Acadêmica; 18° Simpósio de Pós-graduação; e 14° Encontro do CAOE”.
Nesta edição, a comunidade acadêmico-científica da FOA-UNESP enfrentou, com grande sucesso, o desafio de retomar a tradicional realização do Congresso em modo presencial, com homenagens aos professores Wilson Galhego Garcia - Professor Titular da área de Ciências Sociais da FOA-UNESP; Suzely Adas Saliba Moimaz - Professora Titular da área de Saúde Coletiva da FOA-UNESP; Osvaldo Magro Filho - Professor Associado da área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da FOA-UNESP, os quais generosamente emprestaram seus nomes ao Evento.
A programação científica do Congresso reuniu palestrantes de todo o território nacional, abordando assuntos pertinentes e o conhecimento atual de diferentes áreas da Odontologia. O Congresso reuniu 443 participantes, incluindo docentes, profissionais da área odontológica, discentes de graduação e de pós-graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Foram apresentados 373 trabalhos científicos, contemplando as diversas áreas da Odontologia.
Comissão Organizadora
12° Congresso da Faculdade de Odontologia de Araçatuba
“Uma vez, pela manhã, decidi que seria BIÓLOGA e passei horas estudando na BIBLIOTECA, me preparando para minha incrível carreira” Anna Whateley