terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Produção acadêmica da Unesp mais visível

28/12/2009

Unesp mais visível

Agência FAPESP – A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, a produção acadêmica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estará disponível para busca em bancos internacionais de pesquisa científica.
Segundo a Unesp, atualmente outras universidades brasileiras divulgam seus trabalhos nesses sistemas, mas de maneira indireta, pois precisam de um provedor externo que faz a intermediação com o acervo da instituição. A Unesp utilizará um acesso direto, por meio do protocolo The Open Archives Initiative, vinculado ao catálogo de produção científica da universidade, o Athena.
Segundo Marta Valentim, coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), além da agilidade para realizar pesquisas científicas e tecnológicas, a adoção do protocolo garantirá maior qualidade da informação, com baixa taxa de erros de preenchimento.
“Ao depender de intermediários para tornar a produção acadêmica visível internacionalmente, algumas universidades aguardam meses para a inclusão de novos conteúdos ou sofrem com erros de cadastramento”, disse.
O acervo inclui revistas acadêmicas, partituras, trabalhos de conclusão de curso, artigos apresentados em congressos, livros, além de teses e dissertações.
A pós-graduação deverá se fortalecer com o aumento da visibilidade internacional da instituição, que intensificará o intercâmbio com grupos de pesquisa em diferentes países.
Entre os bancos de dados em que os trabalhos ficarão disponíveis está a Networked Digital Library of Theses and Dissertations, organização dedicada a definir padrões para a disseminação, criação, preservação e uso de cópias eletrônicas de material de papel, como teses e dissertações.
Mais informações: http://www.unesp.br/

Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares