sexta-feira, 19 de março de 2010

Pesquisa amplia visibilidade no exterior

Universidade usa acesso direto para divulgar produção científica em bancos de dados internacionais

Desde a segunda quinzena de janeiro, em qualquer lugar do mundo, a produção acadêmica da Unesp está disponível para busca em bancos internacionais de pesquisa científica. Outras universidades brasileiras divulgam seus trabalhos nesses sistemas, mas precisam de um provedor externo que faz a intermediação com o acervo da instituição.

A Unesp utilizará um acesso direto, por meio do protocolo OAI (The Open Archives Initiative), vinculado ao catálogo de produção científica da Universidade, o Athena. Para Marta Valentim, coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), graças a essa maior visibilidade, a Universidade conquistará posições em rankings mundiais.

O acervo inclui revistas acadêmicas, partituras, trabalhos de conclusão de curso, artigos em congressos, livros, teses e dissertações. “Será uma oportunidade para aperfeiçoar o controle estatístico dos acessos, indicando quais países estão interessados e consultando nossas pesquisas”, afirma Flávia Maria Bastos, do Grupo de Organização e Recuperação da Informação (Gori), da CGB.

Entre os bancos de dados em que os trabalhos ficarão disponíveis está o NDLTD (Networked Digital Library of Theses and Dissertations), organização que define padrões para disseminação, criação, preservação e uso de cópias eletrônicas de material de papel, como teses e dissertações. Há também o OCLC (Online Computer Library Center), entidade sem fins lucrativos dedicada à divulgação do acervo de mais de 71 mil bibliotecas em 112 países.

Cínthia Leone

Nenhum comentário:

Postagens populares