domingo, 15 de maio de 2016

Pesquisadores descobrem parasita da leishmaniose em mutucas

Por meio de técnicas avançadas de análise de DNA, um grupo de pesquisadores da região de Araçatuba descobriu que as mutucas, da espécie Tabanus importunus, são hospedeiras do parasita da leishmaniose. O desafio dos cientistas, no futuro, é saber se este inseto também transmite a doença, assim como o mosquito-palha.

De acordo com o responsável pelo estudo, o pesquisador Willian Marinho Dourado Coelho, de Andradina, mesmo tendo encontrado o parasita da leishmaniose em mutucas, isso ainda não comprova que esta mosca é capaz de transmitir a doença em animais e humanos. Mesmo assim, o professor acredita ser importante já pensar em novas formas de prevenção da doença, tanto no ambiente rural quanto no urbano.

A pesquisa intitulada “Avaliação Histoquímica e Molecular da Prevalência de Leishmania SPP em Inseto Hematófagos” durou quatro anos e contou com a parceria das professoras Wilma Starke Buzetti, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira, e Katia Denise Saraiva Bresciani, da Unesp de Araçatuba. O trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária e na Parasite Epidemiology and Control.




Fonte; Folha da Região

Nenhum comentário:

Postagens populares