terça-feira, 16 de abril de 2019

Dr. Luiz Geraldo Nogueira Fonseca já atendeu ‘metade das crianças da região’



O pediatra Luiz Geraldo Nogueira Fonseca encerrou suas atividades como voluntário na Caoe Unesp (Centro de Assistência Odontológica à Pessoa Com Deficiência Física) depois de 20 anos de atuação. Ele era professor na faculdade de odontologia de Araçatuba no momento em que o Centrinho foi formado e idealizado pelo dentista Rui dos Santos Pinto, com o objetivo de suprir a falha que existia para atender um doente excepcional.

Doutor Luiz Geraldo conta que a organização, para funcionar, precisaria de um pediatra, um clínico, um psicólogo, entre outros profissionais da saúde. Assim, como ele estava ligado à Unesp como professor, passou a colaborar com o Caoe de dentro da faculdade. “Depois eu me aposentei e continuei sendo voluntário. E eu já era voluntário, porque o que eu fazia não pertencia ao meu serviço, então eu era um colaborador de dentro da Unesp”, disse Luiz Geraldo. Ele encerrou suas atividades por questão da idade e por ficar cada vez mais difícil se locomover até a faculdade. Porém, questionado se ainda dirige, o pediatra disse: lógico!
Formado na antiga Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e atual UFRJ, em 1951, passou a atuar em 1952 em Araçatuba. Pediatra há 67 anos, Luiz Geraldo ainda tem muita disposição e saúde estável com seus quase completos 91 anos. Professor de farmacologia na Unesp de Araçatuba e de fisiologia na Faculdade de Medicina de Marília na década de 70, Luiz Geraldo conta dos seus feitos com muita gratidão e satisfação de ter feito sua história como médico. “Se eu pudesse voltar e fazer tudo de novo, eu faria”, disse.
Ele escolheu fazer engenharia antes de fazer medicina. Saindo de Araçatuba para se inscrever para engenharia, Luiz Geraldo conta que teve o bom senso na hora de escolher sua profissão. “Eu não gosto de administração, não gosto de cálculo, não tenho habilidade para fazer desenho, foi o que pensei. Mas sempre gostei de biologia, ciências humanas e então, decidi me inscrever para medicina”, disse.
Fonte: Folha da Região


Nenhum comentário:

Postagens populares