terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Congresso Multidisciplinar sobre TEA em Araçatuba

Evento recebeu Voto de Aplauso da Câmara dos Vereadores do município

Congresso Multidisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo foi idealizado, proposto e organizado pela Unidade Auxiliar Centro de Assistência Odontológica a Pessoa com Deficiência (CAOE) da UNESP, Grupo de Estudo para Pessoas com Necessidades Especiais e Laboratório de Fisiologia Endócrina e Envelhecimento da UNESP, Campus de Araçatuba. Para organização deste evento contamos com as parcerias da AMA (Associação de amigos do autista), APAE, Secretaria da Educação e da Saúde do Munícipio de Araçatuba.
Participaram do evento 545 congressistas sendo estudantes, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, professores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos e pais de pessoas inseridas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do Diretor da FOA (Prof. Glauco Issamu Miyahara), a presidente do congresso e vice-supervisora do CAOE (Profa. Rita Cássia M. Dornelles), Supervisora do CAOE (Profa. Letícia H. Theodoro), o Prefeito Municipal (Sr. Dilador Borges), a vice-prefeita (Sra. Edna Flor), o presidente da AMA (Sr. Denilton Carvalho), a presidente da APAE (Sra. Maria Carolina C. Paoliello), a representante da Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sra. Fabiana de Macedo), a Secretária da Educação (Sra. Silvana Souza) e a Secretária de Saúde (Sra. Carmem Guarniente). A Senadora Mara Gabrilli não pode estar presente pessoalmente devido a compromissos de agenda, mas enviou um vídeo de saudações e congratulações para os organizadores do congresso, citando a UNESP e parabenizando todos os participantes.
Foram apresentados e discutidos temas como a complexidade da etiologia e diagnóstico bem como a necessidade de intervenção precoce, aspectos para inclusão e a necessidade de políticas públicas para as pessoas inseridas TEA, por 11 palestrantes renomados e reconhecidos nacional e internacionalmente do estado de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Os seguintes objetivos propostos para a realização do Congresso Multidisciplinar sobre o Transtorno do Espectro do Autismo foram atingidos: compromisso ético de proporcionar ao indivíduo com TEA, sua família e aos profissionais que os atendem, oportunidades adequadas visando qualidade de vida melhor em sociedade que favoreça a inclusão; aos profissionais que exercem atuação direta com pessoas inseridas no TEA e seus familiares foram oferecidas informações e orientações sobre os eventos biológicos, fisiopatológicos, intervenções, inclusões e as políticas públicas que norteiam o “caminhar” da pessoa no TEA; bem como sensibilizamos a comunidade científica para continuar e avançar em suas pesquisas nesta área, desafiando os obstáculos do dia-a-dia do pesquisador em nosso País. Participou como palestrante do evento a Sra. Mariza Furia fundadora da AMA e vice-presidente da Associação Brasileira de Autismo. O evento foi divulgado anteriormente, durante e após o evento em mídias eletrônicas, impressas e rádios. O evento recebeu voto de aplauso pela câmara dos vereadores do município de Araçatuba no dia 10 de fevereiro.
Fonte: Diretoria da FOA







Nenhum comentário:

Postagens populares