Vereadora Beatriz entrega homenagem a Wilson Poi
A Câmara de Araçatuba realizou, na noite desta terça-feira (23/5), sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito à FOA (Faculdade de Odontologia) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba pelos 60 anos de fundação. A honraria foi proposta pela vereadora Beatriz (REDE), por meio de projeto de decreto legislativo.
Funcionários, professores e alunos da instituição acompanharam a solenidade. A mesa de honra da sessão solene foi formada pelo presidente da Câmara, vereador Rivael Papinha (PSB); pelo prefeito de Araçatuba Dilador Borges; pelo diretor da Faculdade de Odontologia de Araçatuba Wilson Roberto Poi; pelo vice-diretor João Eduardo Gomes Filho; pela vereadora Beatriz, proponente da honraria; entre outros.
Após a abertura da cerimônia, um vídeo institucional produzido pela TV Câmara mostrou a trajetória da criação da FOA no município e as principais mudanças ao longo das seis décadas da unidade.
Em seguida, a proponente da homenagem, vereadora Beatriz, discursou em nome de todos os vereadores da Casa. “É neste momento que a FOA atinge a melhor idade, ao completar 60 anos. A alegria de dar o Diploma de Honra ao Mérito é que a instituição muda a vida das pessoas e essa homenagem é estendida a todos os professores, alunos e funcionários da instituição”, destacou.
A solenidade também teve a apresentação do Grupo Tocando em Frente, que surgiu em 2011 com o objetivo de complementar os trabalhos de fonoaudiologia e de fisioterapia na reabilitação de pacientes durante o tratamento de câncer de cabeça e pescoço do Centro de Oncologia Bucal, o COB da FOA/Unesp.
Após receber o Diploma de Honra ao Mérito, o diretor da FOA/Unesp, Wilson Roberto Poi, fez agradecimentos. “É uma alegria muito grande estar nesta Casa para falar em nome da FOA/Unesp. Agradeço à Câmara pela aprovação do projeto desta honraria e a todos que contribuíram para escrever esta história”, afirmou.
FUNCIONÁRIOS PIONEIROS
Durante a sessão solene, a FOA também prestou homenagens aos três primeiros professores contratados pela unidade – Paulo Edson Bombonatti, Miguel Russo e Fructuoso Pimentel – e aos três primeiros servidores técnico-administrativos – Agenor Storti, Flávio Bicca Cypriano e Walter Perri Cefali.
HISTÓRICO
O movimento inicial para a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araçatuba foi liderado pelo Professor Joaquim Dibo, educador radicado em Araçatuba, apoiado pelos setores político e social da época. A iniciativa também recebeu o apoio da Câmara de Araçatuba, da imprensa escrita local, da Associação Odontológica Regional, da Associação Comercial de Araçatuba e de professores.
Após esse processo, a lei nº 2.633, de 30 de janeiro de 1954, previa a instalação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araçatuba somente a partir de 1955, condicionada à doação do terreno e edifícios necessários ao Estado. Com o decreto federal n.º 41.557, de 22 de maio de 1957, foi autorizado o funcionamento do curso de Odontologia e aprovado o respectivo Regimento. Atualmente, a FOA tem 4.027 cirurgiões-dentistas formados e realiza mais de 20 mil atendimentos anuais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso
Galeria de Fotos: Angelo Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário