segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Professora e alunos realizam atividade no dia do idoso

Projeto "Sempre sorrindo" existe há 25 anos e anualmente realiza ação comemorativa na data

Hugo Rocha - Hojemais Araçatuba
03/10/19 às 11h35

A professora da FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Tânia Adas Saliba realizou uma comemoração no Dia Internacional do Idoso, celebrado na última terça-feira (1), por meio do projeto “Sempre Sorrindo”.
A atividade, que contou com a participação de 53 idosos de quatro asilos do município, como o Lar Da Velhice, Asilo São Vicente de Paulo, Abrigo Ismael e Asilo São João, foi realizada no shopping Praça Nova, onde os convidados de honra puderam assistir a uma sessão do filme “ O Abominável”. 
Participaram também os cuidadores, pós-graduandos, estudantes de odontologia e cerca de 20 alunos do 5º ano do colégio Geração Raízes. A inclusão das crianças visa aprimorar o respeito aos mais velhos. 
O projeto “Sempre Sorrindo”, que nasceu há 25 anos por meio da professora Nemre Adas Saliba e mantido até hoje graças a sua filha Tânia, tem como objetivo a promoção da saúde do idoso institucionalizado. Ele ainda estimula alunos de graduação e de pós-graduação em odontogeriatria a desenvolver um trabalho consciente. 
Semanalmente são desenvolvidas ações nos asilos que vão desde a supervisão da higiene bucal e educação em saúde até o encaminhamento dos idosos para o tratamento odontológico. 
A professora contou com o apoio dos coordenadores do Cineflix, Marcelo Shimoura de Brito e Michael do Nascimento Pereira, para a realização da atividade neste ano. 
Presente 
Anualmente, a atividade coincide com o aniversário de Tânia, que considera como um “presente ver a realização dos idosos em participar de um dia de atividades”. 
Ao longo dos anos, dezenas de ações foram realizadas na efeméride. Atividades como apresentação de catira, violeiros, cuidados com a beleza, teatros, circos e outras dinâmicas já fizeram parte da data comemorativa.
Tânia enfatiza que o projeto “Sempre Sorrindo” tem um compromisso anual com seus pacientes especiais e sempre se esforça para promover esse encontro. 
Realização
“O nosso objetivo no projeto é promover a saúde bucal dos idosos institucionalizados, qualificar profissionais de saúde, graduandos e pós-graduandos para a atenção da saúde bucal do idoso, gerando novos conhecimentos sobre odontogeriatria”, enfatizou a professora e organizadora do evento. 
O projeto desenvolve ainda atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas com os cuidadores e supervisão semanal da higiene bucal dos idosos. 
Aprimorar as habilidades motoras dos idosos para a realização das atividades de escovações supervisionadas também está no portfólio de ações. 
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o envelhecimento é considerado um dos maiores triunfos da humanidade, segundo ressalta Tânia.
Projeto
O projeto “Sempre Sorrindo” faz parte de extensão desenvolvidos pelo departamento de odontologia infantil e social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba e tem como foco principal integrar a universidade e a sociedade, traduzindo os novos conhecimentos gerados da universidade em ferramentas para satisfazer as necessidades de saúde da população idosa, beneficiando assim todas as partes.
Idosos, alunos do Colégio Geração Raízes e da Unesp Araçatuba assistiram ao filme "O Rei Leão" (Foto: arquivo pessoal)

Tânia Adas Saliba fala da importância na socialização entre idosos e crianças (Foto: arquivo pessoal)

Cuidados e alunos da Unesp Araçatuba (Foto: arquivo pessoal)
Fonte: Hoje Mais

Nenhum comentário:

Postagens populares