Congresso Multidisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo foi idealizado, proposto e organizado pela Unidade Auxiliar Centro de Assistência Odontológica a Pessoa com Deficiência (CAOE) da UNESP, Grupo de Estudo para Pessoas com Necessidades Especiais e Laboratório de Fisiologia Endócrina e Envelhecimento da UNESP, Campus de Araçatuba. Para organização deste evento contamos com as parcerias da AMA (Associação de amigos do autista), APAE, Secretaria da Educação e da Saúde do Munícipio de Araçatuba.
Participaram do evento 545 congressistas sendo estudantes, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, professores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos e pais de pessoas inseridas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do Diretor da FOA (Prof. Glauco Issamu Miyahara), a presidente do congresso e vice-supervisora do CAOE (Profa. Rita Cássia M. Dornelles), Supervisora do CAOE (Profa. Letícia H. Theodoro), o Prefeito Municipal (Sr. Dilador Borges), a vice-prefeita (Sra. Edna Flor), o presidente da AMA (Sr. Denilton Carvalho), a presidente da APAE (Sra. Maria Carolina C. Paoliello), a representante da Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sra. Fabiana de Macedo), a Secretária da Educação (Sra. Silvana Souza) e a Secretária de Saúde (Sra. Carmem Guarniente). A Senadora Mara Gabrilli não pode estar presente pessoalmente devido a compromissos de agenda, mas enviou um vídeo de saudações e congratulações para os organizadores do congresso, citando a UNESP e parabenizando todos os participantes.
Foram apresentados e discutidos temas como a complexidade da etiologia e diagnóstico bem como a necessidade de intervenção precoce, aspectos para inclusão e a necessidade de políticas públicas para as pessoas inseridas TEA, por 11 palestrantes renomados e reconhecidos nacional e internacionalmente do estado de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Os seguintes objetivos propostos para a realização do Congresso Multidisciplinar sobre o Transtorno do Espectro do Autismo foram atingidos: compromisso ético de proporcionar ao indivíduo com TEA, sua família e aos profissionais que os atendem, oportunidades adequadas visando qualidade de vida melhor em sociedade que favoreça a inclusão; aos profissionais que exercem atuação direta com pessoas inseridas no TEA e seus familiares foram oferecidas informações e orientações sobre os eventos biológicos, fisiopatológicos, intervenções, inclusões e as políticas públicas que norteiam o “caminhar” da pessoa no TEA; bem como sensibilizamos a comunidade científica para continuar e avançar em suas pesquisas nesta área, desafiando os obstáculos do dia-a-dia do pesquisador em nosso País. Participou como palestrante do evento a Sra. Mariza Furia fundadora da AMA e vice-presidente da Associação Brasileira de Autismo. O evento foi divulgado anteriormente, durante e após o evento em mídias eletrônicas, impressas e rádios. O evento recebeu voto de aplauso pela câmara dos vereadores do município de Araçatuba no dia 10 de fevereiro.
Fonte: Diretoria da FOA
Fonte: Diretoria da FOA
Nenhum comentário:
Postar um comentário