O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE), em comemoração à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, realizou no dia 26 de agosto de 2020 às 9h pela plataforma Google Meet um evento comemorativo.
O Evento contou com a Secretária Célia Leão, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo na abertura, seguida de uma palestra intitulada “TEA e Odontologia”, ministrada pela Profª Francine do Couto Lima Moreira, da Universidade Federal de Goiás.
Após a palestra organizou-se uma “mesa redonda” multidisciplinar que abordou o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e foi composta pela Profª Francine do Couto Lima Moreira (palestrante), Srª Ana Rita Albuquerque Zito (Terapeuta Ocupacional, CAOE), Srª Andréia Carvalho Barcelos (Psicóloga Especialista em Intervenção Precoce do Autista e Analista do Comportamento) e Srª Sidney Freitas Ribeiro (Diretora da AMA - Associação de Amigos do Autista de Araçatuba), além da Profa. Leticia Theodoro, supervisora do CAOE, como moderadora.
Houve a participação e abertura oficial da Direção da FOA, e estiveram presentes na abertura as seguintes autoridades: Ex.ma Srª Célia Leão (Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo), Ex.mo Sr. Dilador Borges Damasceno (Prefeito do Município de Araçatuba-SP), Ex.mo Sr. Joel Furlan (M.D. Promotor de Justiça da Comarca de Araçatuba).
Participaram do evento 151 pessoas, entre estas docentes da FOA, alunos de graduação e de pós-graduação, profissionais da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Araçatuba (APAE), da Associação de Amigos do Autista de Araçatuba (AMA), e outros profissionais de diversas áreas de atuação, além de familiares/cuidadores, representante da Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba e Região (AADEFA) e representantes do Conselho Municipal.
A Lei 13.585/2017 instituiu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 28 de agosto de cada ano. O objetivo desta semana é promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência. Foi criada também para sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas, quanto para o combate ao preconceito.
Por: Profª Letícia Helena Theodoro (Supervisora do CAOE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário