quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Evento de Extensão Universitária Intitulado "A CEFALEIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE" ocorreu nos dias 04 e 11 de outubro

por: Diretoria

Evento de Extensão Universitária, intitulado “A CEFALEIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE” (PROEC - Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - Unesp)

Nos dias 04 e 11 de outubro, ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA), localizado no Campus da UNESP, o Evento de Extensão Universitária “A CEFALEIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE”, coordenado e ministrado pela Prof. Dra. Karina Helga Turcio de Carvalho, e que contou também com a participação do Dr. Marco Túlio França, médico neurocirurgião, e professor do curso de medicina do UniSalesiano, Campus Araçatuba. Assim que projetado, ganhou a atenção da Prefeita em exercício (Vice-Prefeita) Sra. Edna Flor, a qual esteve presente na abertura do evento, agradecendo a iniciativa da Universidade, e já solicitando novas parcerias, visando a educação continuada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

O evento, destinado aos médicos, dentistas e enfermeiros teve adesão de 100% do corpo de profissionais (aproximadamente 150 pessoas), e para não haver desassistência, esses foram divididos em dois grupos, e os cursos ministrados apenas no período da tarde por existir uma menor demanda de atendimentos nas Unidades de Saúde. Também participaram alunos da FOA, interessados e envolvidos nos atendimentos de pacientes com dor.  O evento contou ainda com a parceria do Centro Universitário Católico Salesiano Auxiliun-Araçatuba-SP, UniSalesiano, e da Associação Paulista de Medicina, Regional de Araçatuba.

Voltado ao Terceiro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS-3), e na busca de colaborar com a Saúde e Bem Estar da população, o curso foi dividido em dois módulos. O primeiro, ministrado pela Dra. Karina, especialista em Dor Orofacial e Disfunções Temporomandibulares, versou sobre as estratégias no diagnóstico das dores da face e da cavidade bucal, e sua importância no diagnóstico precoce das mesmas evitando assim sua cronificação e sofrimento prolongado do cidadão. Outro ponto chave foi despertar atenção para as dores oriundas das disfunções das ATMs, articulações temporomandibulares, potencialmente subdiagnosticadas, por vezes podendo mimetizar cefaleias primárias como enxaquecas e cefaleias de tensão, e devido ao diagnóstico inadequado, ou tardio, levar o paciente ao uso abusivo de medicações analgésicas.

O segundo módulo, ministrado pelo Dr. Marco Túlio França, teve como objetivo relembrar aos médicos da rede pública, o protocolo vigente desde 2018, elaborado pela Academia Brasileira de Neurologia, e Sociedade Brasileira de Cefaleia, criado para auxiliar no diagnóstico e tratamentos das principais formas de cefaleia, tanto primárias quantos secundárias, estas, em alguns casos se não diagnosticadas a tempo, podem fazer com que o paciente até evolua rapidamente para óbito, como no caso das hemorragias cerebrais.

Após as aulas, os participantes tiveram a oportunidade de trocarem experiências e discutirem casos de difícil diagnóstico e controle, e, ao final do curso, o qual foi inteiramente gratuito, os profissionais participantes foram agraciados com o livro digital “Princípios Elementares em Sistema Nervoso – Cefaleias”, de autoria do próprio palestrante, numa produção da Equipe de Comunicação do UniSalesiano.

Este evento integrou uma das ações do Projeto de Extensão aprovado pela PROEC, denominado “ A DOR OROFACIAL COMO UMA QUETÃO DE SAÚDE PÚBLICA: O CONHECIMENTO TRANSFORMADOR (PEU-EDITAL-VTM-2023 – Alínea a Edital “Vamos Transformar o Mundo”), no qual outras ações estão sendo desenvolvidas.












Nenhum comentário:

Postagens populares