quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Turnitin - Ferramente de prevenção de plágio

O Turnitin é um software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno e os documentos existentes na base do sistema. A ferramenta é composta por outros serviços que possibilitam uma maior interação entre o docente e o aluno.

OriginalityCheck - ajuda os professores a detectar citações incorretas ou plágio nos trabalhos dos alunos. O relatório de Originalidade mostra o quanto do documento do aluno se assemelha com os conteúdos dos bancos de dados Turnitin, demonstrando a porcentagem do documento que não é original. Ao professor é permitido configurar quais informações serão visualizadas pelos alunos, quais serão filtradas, entre demais opções.

GradeMark - possibilita ao docente atribuir comentários padronizados nos trabalhos dos alunos, atribuições que podem ser marcadas on-line, auxilia na avaliação e correção dos trabalhos diminuindo o tempo que gastariam na correção feita manualmente.

PeerMark - o professor atribui ao aluno, a leitura, avaliação, análise de um trabalho apresentado por outro aluno. O PeerMark facilita a revisão por pares, melhora o pensamento crítico, permite ao aluno conhecer outras formas de argumentação, trabalhos com características diferentes do seu, proporciona maior participação e interação entre os alunos.

A ferramenta Turnitin possui um eficiente processo de comparação de documentos em seu banco de dados que permite fornecer relatórios de originalidade em apenas alguns segundos. O documento/trabalho acadêmico ao ser submetido para análise de originalidade, é comparado em 3 bancos de dados:
1.web: Possui indexadores que rastreiam a Internet e indexa conteúdo
2.Banco de dados de trabalhos de alunos: é indexado em média 150.000 documentos por dia nesse repositório de dados Turnitin;
3.Parceiros: Os principais editores de conteúdos, bases de dados bibliográficas e coleções de referência digital que fazem parte dos bancos de dados Turnitin são: Gale, CrossRef, Emerald, Ebsco Host, GradeGuru, Sage, Acumen PI.


Para informações mais detalhadas, procure o Bibliotecário de Referência de sua Unidade.

Nenhum comentário:

Postagens populares