quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Repositório da Unesp armazena mais de 43 mil conteúdos

Soraia Marino/NEaD/Unesp 
 
Acervo Digital reúne conhecimentos gerados ou adquiridos pela Universidade 

Pastas, arquivos em papel, fitas cassete, disquetes e álbuns. Objetos como esses, antes usados para armazenamento de textos, fotos, animações, imagens, vídeos e áudios, se tornaram obsoletos a cada ano devido ao avanço da tecnologia, que trouxe novas perspectivas para o arquivamento de trabalhos e materiais. 

Consciente da nova realidade, a Unesp lançou há seis anos um repositório de conteúdos gerados e adquiridos pela universidade, o Acervo Digital, que segundo Pierre Archag Iskenderian, coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação do NEaD (GTI), é construído a partir do DSpace, um software livre e aberto utilizado por diversas instituições ao redor do mundo que permite o armazenamento, compartilhamento e preservação de conteúdo digital. 

O Acervo tem como objetivo disponibilizar ao público materiais e conteúdos como suporte ao ensino e divulgação da produção científica da Universidade. Portanto, podem ter produções de autoria própria publicadas os docentes, discentes e servidores técnico-administrativos com e-mail institucional da Unesp, que devem realizar um cadastro ao clicar pela primeira vez na opção “Envie seu material para o Acervo” e seguir os procedimentos e etapas necessárias. 

No repositório digital, os conteúdos são catalogados e organizados em quatro comunidades: Acervo Histórico-Cultural; Documentação Permanente; Objetos Científicos e Objetos Educacionais. No total, já são mais de 43 mil arquivos educacionais, disponibilizados para download gratuito, a qualquer pessoa interessada.

Desenvolvido pelo GTI em 2008, passou por processos de modernização de estrutura de dados e layout em 2011 e 2013 com o propósito de torná-lo mais didático e acessível, e atender as necessidades do Núcleo. Para encontrar um arquivo, por exemplo, o internauta tem quatro opções principais de busca: data de edição, autor, título ou assunto. Pode, ainda, filtrar os resultados dentro das comunidades e coleções por quantidade, palavra chave, ordem descendente ou ascendente, relevância, título e datas de submissão ou edição. 

“Também foi realizada uma customização de exibição de vídeos dentro do próprio acervo, que facilitou o acesso a videoaulas tanto para os alunos da EaD, quanto para usuários do sistema”, relatou Pierre. 

Segundo o coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, todos os conteúdos produzidos nos cursos à distância podem ser encontrados lá. “Dessa forma, há um vasto leque de conhecimento produzido, disponível gratuitamente para consulta e download, em diversos níveis de ensino e em áreas como Geografia, Filosofia, Arte, Pedagogia, Tecnologia Assistiva, Química, Educação Especial e Inclusiva, entre outras.” 

Conheça o Acervo Digital da Unesp no endereço www.acervodigital.unesp.br 



Fonte: Reitoria UNESP

Nenhum comentário:

Postagens populares