quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Projeto: "Universitários em defesa da vida"

Projeto de humanização teve a participação de acadêmicos voluntários

[06/08/2015]


Um grupo de alunos voluntários da FOA participou de uma atividade durante as férias do mês de julho, especificamente, durante o período de 11 a 18, denominada de projeto “Universitários em defesa da vida”. Essa atividade foi promovida pela ONG – Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida – “UNIVIDA”, coordenada pelo Padre Eduardo Lima, da paróquia São João Batista, de Santa Fé do Sul. A sua finalidade é organizar o trabalho voluntário de jovens universitários junto às populações em risco social e que neste ano teve por objetivo promover uma ação que beneficiasse a saúde da população indígena de uma reserva localizada em Dourados (MS) e a humanização dos voluntários envolvidos nesta missão.

Os voluntários envolvidos na missão atuaram em diversos segmentos da área de saúde além do desenvolvimento de vários projetos que foram elaborados nos últimos meses, que visam a melhoria da qualidade de vida da comunidade indígena, tais como: ensino de cultivos, atividades sociais de combate à criminalidade entre outras. Para encerrar com chave de ouro esse trabalho, realizaram uma grandiosa festa julina.

Participaram da missão os voluntários da FOA: Bianca Mayara Marques, Camila Ambrósio Dias, Gabriela Iglesias, Laís Fernanda Fonseca Ribas, Laís Leal Limieri, Larissa Gonçalves, Mariama Gentil Mussolin, Marina Modulo Claudio, Murilo César Bento Laurindo Júnior, Pedro Hiaggo de Paula Rocha, Rafael Santos Rocha, Renato Garcia Figueiredo Mattos, Tahiana Pigozzi Codo Amaral, Thamires Priscila Cavazana e Wiry Samara Cândida Vieira.

Sobre a atividade, a opinião dos nossos alunos foi unânime: uma EXPERIÊNCIA INTENSA!
Entre os vários relatos foi escolhido o depoimento do aluno Pedro Hiaggo de Paula Rocha, que resume e identifica o sentimento de todos.


“O que foi a Missão Univida?? A palavra que resume é INTENSA, tudo foi intenso, tudo foi forte! Por diversas vezes me senti emocionado, vi coisas que achei que nunca veria, vivenciei atendimentos que nunca achei que faria. É tão lindo quando uma criança te olha nos olhos e te dá um abraço apertado, simplesmente porque você sorriu. O que mais demos ali não foi comida, não foi atendimento odontológico ou outro tipo de prestação de saúde, o que mais demos foi AMOR, puro e verdadeiro. A maior diferença não fomos nós universitários que fizemos na vida deles... e sim o contrário, eles que fizeram na nossa, fomos para ajudar e saímos de lá ajudados, fomos para melhorar, nem que por pouco tempo a vida de alguns, e na verdade a nossa vida é que melhorou e mudou... quantas vezes reclamamos de repetir a mesma carne no almoço e no jantar, quantas vezes jogamos comida fora por simplesmente não querer mais comer aquilo de novo, ou preferimos ir a um fast food pra mudar a rotina, ou mesmo por preguiça de fazer comida... ali eu vi crianças passando FOME, e não é fome de tomar um café fraco e falar "tô morrendo de fome" quando chega a hora do almoço... era fome mesmo, crianças que não se aguentavam em pé de fraqueza, vi uma senhora que fazia 3 dias que não tinha uma refeição decente, eram apenas algumas abóboras e mandioca que ela comia, vi pessoas que com olhares de socorro nos faziam abaixar a cabeça, e quem sentia vergonha éramos nós de não poder fazer mais nada, de não poder mudar mais vidas, de não estar mais ao nosso alcance! A Missão Univida tem cunho religioso, mas a religiosidade ali não tinha uma seita, tinha um nome... AMOR, ali se encontravam ateus, evangélicos, católicos, espíritas e independente de religião todos eram iguais e pregavam o AMOR! 

No último dia doamos as coisas que não usaríamos mais... colher, meia, tênis, toalha, colchões, comida em geral que levamos pra beliscar com exceção da que já era servida... enfim, todo tipo de coisas que já não nos era "útil", e eles brigavam na hora de pegar, o que era "lixo" pra gente, que logo voltaríamos para nossos confortáveis lares, se tornou luxo para os moradores de lá... eu vi fome, miséria, desespero, falta de expectativa de vida, vi pessoas entregues ao nada, vi incesto, violência, alcoolismo... e o que eu mais vi, o que eu mais senti, o que realmente se  sobressai...é AMOR!”


A Direção da Faculdade de Odontologia de Araçatuba cumprimenta os envolvidos nesta ação e agradece com carinho ao Padre Eduardo Lima, à Professora Ivana Maria Esteves da FUNEC – Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul e aos nossos alunos.

Parabéns a todos!!

Vice-Diretoria

Nenhum comentário:

Postagens populares