terça-feira, 4 de agosto de 2015

Repositório Institucional Unesp avança no Ranking Web of Repositories

Repositório Institucional Unesp avança no Ranking Web of Repositories.
A Unesp passou da posição 432ª para a 190ª
[03/08/2015]

O Ranking of Web Repositories (http://repositories.webometrics.info) apresenta uma lista dos principais repositórios de acordo com um índice composto derivado: da presença e do impacto na web (visibilidade dos links) do conteúdo do repositório; e dos dados obtidos a partir das principais ferramentas de busca.

A posição da Unesp, de julho para janeiro de 2015 apresentou uma significativa melhora. Na esfera mundial a o Repositório passou da posição 432º para 190º e, entre os brasileiros, a posição atual é a 7ª, uma à frente de janeiro.

O Ranking Web of World Repositories é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha. O mesmo grupo é responsável pelo “Ranking Web of Universities”, pelo “Ranking web of hospitals” e pelo “Ranking web of research centers”.

Lançado em outubro de 2013, o Repositório Institucional Unesp (http://repositorio.unesp.br)  tem como objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como bem público global, à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade.

O Repositório conta hoje com cerca de 86 mil registros da produção científica da Unesp, incluindo os artigos publicados por pesquisadores da Universidade no período de 1976 a 2012 e indexados nas bases de dados internacionais Web of Science, Scopus e SciELO e recentemente, iniciou-se a coleta de registros a partir do Currículo Lattes dos docentes da Universidade. Com a inclusão desses dados, o Repositório Institucional passa a divulgar e a prover maior acesso à produção da Universidade, favorecendo o reconhecimento das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e demais pesquisadores da Unesp.

Em maio deste ano o Repositório Institucional Unesp foi atualizado para uma nova versão e sua interface possui um design responsivo, isto é, adaptável a qualquer dispositivo, permitindo que o usuário acesse o Repositório a partir de celulares, tablets, computadores e outros dispositivos.

Para atender recursos de acessibilidade, foram implementadas as orientações propostas pela W3C, principal organização de padronização da Web, o que possibilitou uma navegação mais intuitiva, além disso, as imagens possuem alternativas textuais e os botões apresentam títulos para melhor identificação do conteúdo.

Veja aqui: Total de registros no Repositório Institucional UNESP por tipo de materiais Nova interface do Repositório Institucional UNESP visualizada a partir de dispositivos móveis

Nenhum comentário:

Postagens populares